sábado, 26 de julho de 2014

Cabelos com luzes, mechas, tinturas: Como cuidar?

     Oi meninas, e logo de primeira eu digo, NÃO, eu não fiz mechas ou luzes no meu cabelo(mas pretendo haha) , a questão sobre os cuidados surgiram a pedidos de leitoras, e como sempre, eu vou atender. Já era algo que eu estava querendo falar muito tempo, mas como eu não entendo nada sobre coloração eu fui adiando, mas agora resolvi focar em um assunto que eu domino bem, os cuidados. 
    Fazer um processo de clareamento nos cabelos requer cuidados, antes e depois. Mas, pouca gente segue isso e acabam destruindo o cabelo, forçando ele até ele arrebentar, e aí que vem o arrependimento, mas agora eu vou dar algumas dicas pra vocês cuidarem direitinho e evitarem esses acontecimentos.


Dicas: 


Antes do processo (mesmo que você vá apenas retocar) : 

   O indicado para fazer antes do processo é uma hiper nutrição, separe um tempinho 1 dia antes de ir no salão e cuide do cabelo, você tem que deixar o fio fortalecido para receber a química tão forte que é o clareamento. 
    Pra quem não sabe, nutrição é a 'hidratação' feita a partir de óleos. e temos uma receitinha simples: 

- uma máscara qualquer (de preferência que tenha óleos na composição ex: óleo de argan) 
- um pouco de óleo extra virgem, eu indico o azeite sim, o de cozinha mesmo, mas atenção tem que ser EXTRA VIRGEM ( se você tem o cabelo oleoso, não abuse muito do óleo, algumas gotinhas já está ótimo)

Você pode usar : 




Depois : 

Nós já falamos detalhadamente do cronograma AQUI , portanto leia direitinho e siga as nossas dicas. Aqui deixarei tabelas de cronogramas específicas pra quem tem um cabelo danificado com luzes.

Para cabelos normais e grossos (ou pra quem lava o cabelo 3 vezes na semana) : 



Para cabelos oleosos e finos (ou pra quem lava o cabelo apenas 2 vezes na semana) : 



    Pra quem lava apenas 1 vez na semana, tente ao máximo sempre que lavar fazer uma das etapas, se o seu cabelo estiver ressecado faça hidratação, se o cabelo tiver muito danificado, sem brilho, faça uma nutrição, agora se ele estiver quebradiço, poroso, faça uma reconstrução. O importante é nunca deixar de cuidar dele. 

  • Shampoo
   Quem segue o blog, sabe que eu sempre levanto a bandeira para as pessoas usarem shampoo sem ou com pouco sulfato. Eu sempre digo que se vocês tivessem noção do quanto o sulfato danifica o cabelo vocês nunca mais usariam, mas como eu não estou aqui para proibir ninguém de usar nada, eu vou ajudá-las.
   Como eu falei, o sulfato danifica muito o cabelo, portanto se tratando de cabelo com química ele vai danificar ainda mais. Opte por shampoos neutros, ou com pouco sulfato. Você pode variar, se você lava o cabelo 3 vezes na semana, você lava 1 dia com um shampoo normal (de sulfato) , e nos outros dias com um shampoo sem sulfato ou com sulfatos leves. 
    Lembrando que se você usa produtos com parafina liquida , mineral oil e silicones insolúveis, você não poderá largar o sulfato de vez já que só ele tem o poder de tirar esses produtos do cabelo. Portanto, siga o que eu falei acima que é a melhor forma de não danificar muito. 

Alguns shampoos indicados (sem, ou com pouco sulfato) : 



Ainda na onda dos shampoos, é importante lembrar que se você tem luzes ou algum clareamento no cabelo (loiro) é importantíssimo usar um shampoo matizante para retirar o amarelado/alaranjado que fica ao decorrer do tempo, use sempre que você sentir o seu cabelo com uma cor feia. 

Alguns shampoos matizantes: 


Dica Bônus: Se você não tá afim de gastar dinheiro com esses tipos de shampoos, temos uma dica super especial: A Violeta Genciana.  Ela é um liquido roxo que se vende em farmácias (custa menos de 3 reais) , você irá colocar ele em uma pequena quantidade (menos de 1 gota), junto com uma máscara ou creme de cor branca, vai passar no cabelo e deixar agir menos de 1 min. Bem, falando assim acho que vocês não vão entender nada, por isso vou deixar esse vídeo aqui explicando direitinho:



  • Na finalização : 
   Opte sempre por reparadores de pontas, séruns, ou óleos(sem parabenos) para selar as cutículas do cabelo e fazer com que a ação do vento e do ar não danifiquem ainda mais ele.

Atenção cabelos oleosos: passe apenas nas pontas!

Indicamos : 


  • Progressiva, alisamentos, e relaxamentos. 


    ANTEÇÃO! muita atenção nesse tópico, todo mundo sabe (ou deveria saber) que luzes não combinam muito com esses outros tipos de procedimentos químicos, muitos deles não são compatíveis e o resultado disso é o óbvio, seu cabelo vai arrebentar todo. Vocês já viram uma história dessa aqui, foi a história capilar da minha irmã a Carla, Veja AQUI tudo o que ela sofreu ao destruir o cabelo com luzes e como ela recuperou. 
    Mas, não se desespere, você que usa química para alisar os fios pode continuar alisando, mas pergunte a sua cabeleireira se a química é compatível, e após, os cuidados terão que ser redobrados.
 
     E se além disso tudo você ainda faz uso de chapinha e/ou secador, o mínimo que você terá que fazer é usar um protetor térmico nos cabelos.

Protetores térmicos :


  • Cauterização:
Engana-se quem acha que cauterização é um tipo de química,  muito pelo contrário, cauterização é um procedimento de hidratação profunda e que faz muito bem para o cabelo, ela sela as cutículas e nutre profundamente o fio. Para quem tem o cabelo com processos químico e super indicado a fazer de 3 em 3 meses, ou quando você achar necessário .

  • Conselho: 
Por mais que eu e outros site dê milhões de dicas, os cuidados tem que começar por você. Mesmo que você não tenha tempo, tente ao máximo ter o mínimo de cuidado com seu cabelo, hidrate toda semana, existem milhares de máscaras de hidratação que basta apenas ficar 1min com ela ex: Head & Shoulders.  Penteie com cuidado para não quebrar os fios, evite fontes de calor (secador e chapinha) , esses simples cuidados já dão uma baita diferença.

Curta a nossa fan page ↓

Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...