sábado, 7 de setembro de 2013

Projeto Rapunzel: Cronograma Capilar

    Olá meninas, depois de tantas dicas que eu passei aqui para vocês, finalmente vou começar meu cronograma capilar, não sabe o que é? então continue lendo esse post : 


    Antes de qualquer explicação, quero que vocês vejam meu pequeno kit para iniciar meu cronograma, não é preciso gastar rios de dinheiro, é possível encontrar bons produtos com preços acessíveis.


O que é cronograma capilar?

   O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos, onde se intercala procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
   Ele é perfeitamente adaptável a todos os tipos de cabelo e aos produtos que você tiver em casa. A quantidade de vezes de cada tratamento vai depender de como está o cabelo. Quanto mais danificado estiver o cabelo, mais intenso será o cronograma.

Como funciona o cronograma capilar?
O cronograma consiste em 3 fases: a Hidratação, a Nutrição, e a Reconstrução.

Cada fase : 

HIDRATAÇÃO: A hidratação serve para repor a água do seu cabelo, então se ele estiver muito ressecado, é essa fase que você vai precisar.
componentes das máscaras hidratantes : Panthenol, Aloe vera, vitaminas, bepantol, mel, extratos vegetais, silicones, vitaminas, proteínas hidrolisadas, entre outros..
efeitos : Maciez, maleabilidade e suavidade aos fios .



NUTRIÇÃO:  A nutrição repõe os lipídeos perdidos em processos como alisamentos ou ação do sol. Ajuda muito a controlar o frizz, A deixar os cabelos brilhantes e dar aquele movimento divino nos cabelos.
Componentes de máscaras nutritivas: Óleos e/ou manteigas vegetais (óleo de argan, manteiga de karité), cerêmidas..
efeitos: Sedosidade, elimina o frizz e dá brilho.


RECONSTRUÇÃO:  Recompõe a massa dos fios e sela as cutículas evitando a fraqueza e porosidade dos fios. Dá força e resistência aos fios.
Componentes de máscaras reconstrutivas: Queratina, Cisteína, prolina, arginina, colágeno..
efeitos: Resistência, fortalecimento




Como organizo meu cronograma capilar?

   Você irá organizar de acordo com o tipo de problema do seu cabelo, se seu cabelo está muito ressecado, você vai incluir mais hidratações, por exemplo. Para começar você tem que fazer um cronograma de acordo com dias que você lava o cabelo, 3 ou 2 vezes por semana, assim intercalando os tratamentos. veja abaixo exemplos de cronogramas, para certos tipos de cabelos.

Para cabelos muito danificados e ou fragilizados : 


Cabelos pouco danificado :


Cabelo saudável :





Como identificar uma máscara?

  para identificar uma máscara, você precisa ler a composição dela que fica na parte de trás do rótulo, aqui  abaixo tem uma tabelinha que vai ajudar muito. Essa tabela mostra as composições que correspondem a cada fase.. por exemplo, se ela conter queratina, ela é reconstrução, se conter panthenol é hidratação, e assim por diante..


    Portanto, veja cada problema que o seu cabelo está precisando sanar e assim organize um cronograma para ele. As reconstruções sempre tem que vir depois da nutrição, e a nutrição pode ser substituída pela umectação com óleos (ensinarei em outro post). 


    Tudo pode ser meio complexo á princípio, eu mesma me enrolava toda na hora de comprar as máscaras, até errei na hora de comprar uma nutrição, eu acabei comprando uma reconstrução por engano, mas depois com o tempo e prática acaba ficando super fácil, quem estiver interessada, aconselho a pesquisar mais sobre o assunto e entrar em grupos no facebook que falam sobre isso, serve de uma boa ajuda na hora de tirar as dúvidas.

Não viu o post da semana passada? 

Projeto Rapunzel : Shampoo sem sulfato!

Curta a nossa fan page : 


e aí, gostaram meninas? tem alguma dúvida? comentem :* 

14 comentários:

  1. To precisando fazer isso no meu urgeeeente.

    www.chitafilo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconselho muiiiito, faz um bem danado para o cabelo, e ajuda ele a crescer !

      Excluir
  2. Acho essa dica bem legal, você usa bastante coisa.

    http://rockcomluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é.. a gente acaba viciando kkk

      Excluir
    2. Estou em transição há 2 meses mais confesso que tem dias em que estou com baixa estima muito grande

      Excluir
  3. Oi flor , te encontrei no grupo do facebook no fala dantas. e curti mto seu blog estou te seguindo.
    Meu blog fala sobre cabelos e maquiagens , também faço o cronograma capilar. Se a maioria soubesse como isso realmente funciona. Pararia de ser escrava de salões, não é verdade ? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah que legal, pois é .. qual é o seu blog? beijo :*

      Excluir
  4. Oi ! copiando tudo , meu cabelo precisa urgentemente de uns tratos e minha cabeleira so fala em selagem e so piora quero saber mais sobre receitas caseiras e como usar adequadamente os produtos Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  5. que bom, continua ligada aqui no blog que sempre tem dicas legais!

    ResponderExcluir
  6. Me ensinaram uma hidratação mas assim eu tenho dúvidas, tipo eu pego 3 colheres de creme o que eu uso pra da massagem, e depois 2 colheres de mel... E coloco numa vasilha e ai eu mexo tudo e depois passo no cabelo e deixo uns30 minutos... Mas é uma hidratação msm?? Ou é só pra dá brilho ao cabelo?

    ResponderExcluir
  7. Serve fazer a nutrição com azeite só que com receitas caseiras???
    Me ensinaram com o azeite, assim pega 3 colheres de creme e 2 de azeite mistura numa vasilha e deixa no cabelo por uma hora, posso fazer como uma nutrição???
    To em dúvidas!

    ResponderExcluir
  8. Para eu iniciar uma transição capilar eu preciso comprar 1 creme para cada processo ou 1 creme só serve para a hodrataçao,nutrição e reconstrução?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, eu tenho que comprar um creme para hidratação,reconstrução e nutrição ou 1 creme para os 3 ja serve?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...