quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tudo sobre espinhas!


     Se tem algo que nós meninas odiamos, é aquela espinha horrível que aparece bem nos momentos e lugares indesejados não é mesmo? Recebemos uma dúvida de uma leitora, pedindo para falarmos tudo sobre elas, além de tratamentos, e receitas caseiras para amenizá-las.

Para começar, precisamos de uma explicação sobre elas. 

O que são, e como surgem as espinhas/acne ? 

       Acne é uma doença da pele e sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de cravos e espinhas, principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
     Muitas vezes, os poros bloqueados pela secreção de sebo se infeccionam e acabam aparecendo bolhas (brancas e amareladas) cheias de pus. Estas infecções são comumente denominadas de espinhas e normalmente as pessoas coçam ou espremem essas bolhas, podendo agravar a infecção e deixar cicatrizes, manchas e ferimento".
     Esse mal atinge cerca de 80% dos adolescentes (entre 13 e 18 anos) e 30% das mulheres em fase adulta (acima de 25). A espinha é uma “dermatose" ou doença de pele, sendo uma alteração que atinge o chamado conjunto “pilossebáceo (pelo e glândula sebácea)”.


Estágios da Espinha/acne : 

Acne Grau 1: pele apenas com cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas);
Acne Grau 2: pele com cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos ou brancos de pus (pústulas);
Acne Grau 3: pele com cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos);
Acne Grau 4: pele com cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.


Principais causas do aparecimento da espinha/acne : 


 - Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne;

- Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne;

- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno);

- Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência;

- Medicamentos: remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.


Tratamento : 

       A acne não tem cura, mas é uma doença que pode ser controlada. O tratamento varia de acordo com o paciente e o tipo de acne.
     O tratamento sempre exigirá paciência e disciplina. Pode ser feito em casa, com sabonetes para limpeza, loções ou géis tópicos (de uso local) para uso diário, nos casos mais leves. Às vezes é necessário uso de remédios sistêmicos (comprimidos) como antibióticos e/ou derivados da vitamina A (isotretinoína). Também podem ser indicadas limpezas de pele ou esfoliações químicas ("peeling") para complementar o tratamento.
     As formas mais utilizadas de tratamento são à base de antibióticos orais ou tópicos para os casos mais graves, medicamentos que ressecam a pele, peróxido de benzoila, vitamina A ácida oral (para casos gravíssimos), entre outros. Além disso, a persistência é muito importante para conseguir o resultado esperado com o tratamento.


Perguntas mais comuns sobre Espinhas/acne : 


No período antes da menstruação é normal aparecer espinhas?


As variações hormonais que ocorrem no período pré menstrual estimulam a glândula sebácea. O aumento da secreção sebácea favorece o aparecimento da acne.
 
Existe alguma relação entre espinhas e estresse?
 
Sim . O estresse influencia na fisiologia do organismo. Períodos de estresse, nervosismo ou ansiedade podem piora a acne.

Usar limão ajuda a secar a espinha?
Não. Não se deve aplicar limão, nem outras plantas na pele. Porque elas podem levar a graves queimaduras principalmente se ocorrer exposição solar.

Por que não se deve espremer a espinha?

Manipular as lesões pode piorar o processo inflamatório, aumentar a flora bacteriana, favorecer o aparecimento de cicatrizes e manchas na pele.

Consumir chocolate faz aparecer espinhas? 

Não existe nenhuma comprovação científica, mas talvez o que faça aparecer as espinhas, seja a quantidade de gordura existentes nele.


Dicas para evitar as Espinhas : 

  • Mantenha sempre o rosto limpo lavando duas ou três vezes ao dia, cuidando para que a pele não fique muito seca
  • Evite maquiagem , e se caso usar, nunca esqueça de retirá-la por completo 
  • faça esfoliações 
  • evite comidas muito gordurosas
Receita caseira de esfoliação : 

Hidratante + açucar  

No caso de pele com espinhas, eu aconselho substituir o hidratante por sabonete líquido, pois o hidratante pode deixar a pele mais oleosa : 

Sabonete liquido + açucar


obs. Não sou nenhuma especialista no assunto, tudo dito aqui foi fruto de pesquisa na internet, Procure uma dermatologista. 


é isso meninas, espero que tenha ajudado. Beijos : *





6 comentários:

  1. Odeeeeeeeeeeeeio espinhas, gostei das dicas, temos que cuidar muito bem..Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo mundo odeia né? kkk adorei seu blog, beijo :*

      Excluir
  2. Eu cuido das minhas espinhas, acho que uma pele bonita é a melhor maquiagem do mundo!
    Adorei o post!

    Beijos

    http://euamominhamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho e imagino o sofrimento de quem tem...
    Adorei o post e seu blog !
    Já estou super seguindo e te
    convido a me seguir tb

    gabryellaalmeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...